Portal atualizado em: 6 de dezembro de 2021 às 11:02h

Setembro Amarelo – Campanha reforça importância da prevenção ao suicídio

Início Setembro Amarelo – Campanha reforça importância da prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações são realizadas buscando promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

Nesta sexta-feira (10), foi realizada uma ação em frente à Prefeitura em alusão ao dia D Mundial da Prevenção do Suicídio. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor que o suicídio pode ser evitado.

“Falar sobre o suicídio é uma forma de prevenir, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Que possamos ficar atento aos sinais e não ignorar um pedido de ajuda, todas as vidas importam”, alertou a prefeita, Luciene Gomes.

A cor amarela, segundo o site do Centro de Valorização da Vida (CVV), representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

De acordo com o Secretário de Saúde, Gilberto Soares, as ações em alusão a Campanha serão realizadas durante todo esse mês.

“Precisamos conscientizar que as pessoas que passam por depressão não estão fazendo drama, não estão querendo chamar atenção, não é a falta de Deus e muito menos frescura. Precisamos dar as mãos, ter empatia com o nosso próximo, não julgar a dor que não é nossa. Vamos respeitar e acolher quem mais precisa”, finalizou o secretário, Gilberto Soares.