Prefeitura de Bayeux realiza nesta quinta-feira (23) a abertura da 10° Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social realizou nesta quinta-feira (23), a cerimônia de abertura da 10° Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência de Bayeux-PB. Durante a programação foram abordados diversos assuntos em forma de roda de conversa para esclarecer a comunidade sobre deficiências, acessibilidade e inclusão.

“Nossa gestão está comprometida com o desenvolvimento de ações, programas e projetos que possibilitem a inclusão social. É preciso garantir a qualidade dos serviços e programas disponibilizados à população de Bayeux. Esse é nosso compromisso, ampliar direitos e melhorar a vida de nosso povo”, afirmou o Secretário de Trabalho e Ação Social, Nildo de Inácio.

Esta edição traz a temática: “Quais são as propostas para as Pessoas com Deficiência, nos próximos anos no munícipio de Bayeux”. O evento visa fortalecer e reafirmar a politica da pessoa com deficiência como politica pública garantidora de direitos. O 10° Semana Municipal de Luta da Pessoa com deficiência, destinado a formação e qualificação profissional e social.

“Temos o compromisso com a defesa dos direitos. Sabemos que para oferecer o melhor para nossa população são necessários recursos financeiros – por esses motivos temos trabalhado para garantir os investimentos, buscando junto ao governo federal e estadual aquilo que é direito do povo de Bayeux. Estamos empenhadas em seguir construindo o presente e o futuro da cidade de Bayeux, esse é nosso objetivo cotidiano. É assim que Bayeux está construindo um Novo Tempo!, afirmou a Prefeita, Luciene Gomes.

De acordo com a Prefeita, Luciene Gomes está sendo enviado para câmara Municipal o projeto de Lei de criação do Fundo Municipal da Pessoa Com Deficiência e o projeto de Lei que reorganiza o CRIS.

O Munícipio de Bayeux possui o Centro de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRIS), que disponibiliza os serviços de terapia ocupacional, pedagogia, psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, educação física, nutrição, alfabetização em Libras, atendimento em Braille, assistência jurídica e assistência social. Além de oferecer para toda população do município cursos de LIBRAS, Braille e Autismo. Disponibiliza a Residência Inclusiva, bem como os serviços de psiquiatria infantil e neurologia infantil na Benjamim Maranhão. Ademais, o município disponibiliza 26 salas de recursos para garantir o direito de uma educação inclusiva e acessível de nossas crianças com deficiência.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, a Secretária Adjunta, Amanda Fernandes, o Secretário de Educação, Netinho, o vereador, Josemar Versalles, a Deputada Estadual, Cida Ramos, a Presidente da Associação dos Deficientes Auditivos, Andrielle e a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Bayeux-PB, Ana Carolina Guimarães.