Prefeitura de Bayeux abre Setembro Amarelo em alusão à prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Bayeux, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu nesta quarta-feira (1º), a programação municipal do Setembro Amarelo, uma campanha nacional de mobilização e conscientização sobre a prevenção do suicídio.

 O encontro, que contou com palestrantes ligados ao tema, ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1) do bairro de São Bento. Na ocasião, houve demonstração de como identificar um possível caso de suicídio e as maneiras de evitá-lo, além de mitos sobre o suicídio. Um saboroso café da manhã foi servido aos participantes.

 “Às vezes não damos um “bom dia”, não olhamos nos olhos e não conseguimos perceber o sofrimento de alguém. Essa questão do suicídio é complexa. Temos aprendido com os especialistas que esse ato lamentável envolve muitos fatores. Precisamos nos lembrar em um momento de sofrimento, que a vida é uma mistura de sucessos e fracassos. As dificuldades podem funcionar como propulsores para o nosso desenvolvimento”, pontuou Gilberto Soares, secretário de Saúde de Bayeux.

De acordo com o Nayslanne Sátiro, coordenadora de Atenção à Saúde do município, durante todo o mês de setembro haverá ações educativas e no dia 10 de setembro será o Dia D.

“Nesse dia teremos muitas ações educativas em frente à Prefeitura a partir das 8h30. Na ocasião iremos ter palestras e serviços. A programação do Setembro Amarelo inclui ações nas áreas de Saúde como palestras e outros eventos”, explicou à coordenadora.