Portal atualizado em: 16 de outubro de 2021 às 11:55h

Início Com palestra “Se toca, mulher”, Prefeitura de Bayeux realiza abertura do Outubro Rosa nesta sexta (8)

A Prefeitura de Bayeux, por meio da Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (8), no Cefor a abertura do Outubro Rosa. A campanha é dedicada a conscientização do câncer de mama.

O evento teve uma programação diversificada trazendo ao público apresentação cultural realizada por Celinha Moisés, representante do Grupo Mãos que acolhem. Foi apresentado um vídeo motivacional contando a história de superação de Maria Conceição que venceu o câncer de mama. A enfermeira Carla Gonzaga ministrou no evento a palestra “Se toca, mulher”.

A prefeita Luciene Gomes esteve no evento e relatou sobre algumas ações que já foram realizadas em prol da saúde da mulher, como também reforçou o seu compromisso de melhorar a qualidade dos serviços relacionados à saúde. “Lembrando, que não só esse mês, mas durante todo o ano estamos ofertando consultas e exames para atender todas as mulheres bayeuxenses. E vale ressaltar, que não estamos apenas preocupados em cuidar do câncer de mama, mas também do câncer de colo de útero e outras doenças que precisam de cuidados. Assim, eu reafirmo a minha responsabilidade de ajudar todas as mulheres da nossa cidade, oferecendo um serviço de qualidade e um atendimento humanizado”, finalizou a prefeita.

A oferta de mamografias continua na regulação da Policlínica Benjamim Maranhão. A paciente vai até a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, realiza a consulta, recebe o encaminhamento e marca direto na regulação ou a própria UBS encaminha e entrega a marcação a paciente. O município de Bayeux em apenas nove meses (de janeiro a setembro) realizou 664 mamografias.

“Estamos trabalhando sem medir esforços para oferecer as nossas bayeuxenses os exames necessários para prevenção do câncer de mama, e também seguimos trabalhando para que as informações cheguem nas comunidade através da UBS de cada bairro”, afirmou o secretário de Saúde, Gilberto Soares.

No Hospital Materno-Infantil localizado no centro da cidade os exames com mastologista está acontecendo aos sábados, a partir das 8 horas.