Prefeitura de Bayeux promove “Julho Amarelo” mês de Campanha contra as hepatites virais

A Campanha Julho Amarelo é o período do ano em que as ações contra as hepatites virais ganham maior visibilidade. Criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais é 28 de julho.

Durante todo o mês a Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Saúde visou conscientizar a população através de ações sobre as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento destas doenças.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

De acordo com o Secretário de Saúde, Gilberto Soares, a falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação para que façam os testes gratuitamente na rede pública de saúde.

“A vacinação é uma das formas de prevenção e os testes rápidos identificam casos positivos da doença, onde os usuários são encaminhados para o tratamento”, finalizou o Secretário.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Policlínica Benjamim Maranhão, o Hospital Materno Infantil, a Upa e o Caps também disponibilizam testes rápidos e vacinas .