Secretaria de Meio Ambiente realiza reunião com administradores da AENA Aeroportos para elaborar ações em conjunto

Na tarde da última segunda-feira (7), a Prefeitura de Bayeux, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, se reuniu com a Diretora, Karla Ceravolo, Representante da AENA Brasil e o vice Diretor Eduardo.

A reunião teve por objetivo firma parcerias, como também dialogar sobre o incidente que ocorreu no último domingo (6), onde um pássaro entrou no motor de um avião que saiu do Aeroporto Castro Pinto com destino a São Paulo, e se fez necessário intensificar a fiscalização e as vistoria no entorno da área do aeródromo.

De acordo com a Prefeita Luciene Gomes, o grupamento de defesa ambiental do município, realiza vistorias rotineiras, produzindo relatórios atualizados, no entanto, sentimos a necessidade de intensificar essas vistorias.

“Determinei que seja feito o levantamento e identificação dos principais focos de atração de aves, bem como possíveis concentrações das mesmas observadas na área externa do aeródromo, para assim, tentarmos evitar incidentes como esse”, completou Luciene.

A Secretaria de Meio Ambiente e os representantes da AENA, que é a maior administradora de aeroporto do mundo, diante do caso ocorrido, continuará realizando vistorias periódicas, visando à elaboração de um documento denominado “Relatório de Visita”, contendo fotografias e coordenadas geográficas dos focos considerados potencialmente atrativos para aves.

“Trabalhamos de forma preventiva e educativa em tarefas de conscientização da população. Diante deste caso, iremos intensificar as nossas atividades, para levar aos moradores da área entorno de aeródromos quanto às possíveis formas de controle dos aspectos negativos do relacionamento comunidade-aeroporto”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Jeovânia Queiroz.

Em suma, em relação ao perigo aviário, diante da necessidade de ter um gerenciamento da situação de risco existente nos aeródromos, bem como garantir a segurança necessária para a prática da atividade aeronáutica e o cumprimento da legislação ambiental vigente, torna-se fundamental a realização dessas vistorias periódicas na unidade aeroportuária e nas respectivas áreas de influência.