Secretaria de Saúde se reúne com Conselho Municipal e tem um primeiro diálogo sobre a gestão

O secretário de Saúde de Bayeux, Nelson Soares, se reuniu, na manhã desta terça-feira (12), com integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para um primeiro encontro de 2021 e traçar uma pauta de discussões durante sua gestão à frente da pasta. O secretário esteve acompanhado do diretor da UPA, Demócrito Medeiros, do diretor geral do Hospital Materno Infantil, Leonardo Sena e da coordenadora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Pollyanna Formiga.

A reunião ocorreu na sede do CEFOR, no Centro de Bayeux. O secretário disse que esse foi o primeiro contato dele como gestor da pasta com o Conselho. Ele explicou que havia uma demanda de outras gestões e esse encontro foi para iniciar um trabalho conjunto da Secretaria com o Conselho para o bem estar dos bayeuxenses.

“Estamos iniciando mais um ano e queremos melhorar detalhes e principalmente enquanto Saúde, para que possamos dar uma melhor assistência a população de Bayeux, conforme determinação da prefeita Luciene Gomes. Reforço que a Secretaria de Saúde está de portas abertas para todos os conselheiros. Nesse primeiro momento me apresentei para que os conselheiros me conheçam e assim facilite a nossa comunicação com a aproximação do Conselho com a Secretaria”, disse o secretário.

Durante a conversa com os conselheiros, o secretário acolheu a pauta de reivindicações e sugestões do Conselho. Nelson Soares falou que desde o início de janeiro vem fazendo uma série de visitas para conhecer o funcionamento, as demandas e a necessidade de melhoria nas estruturas e atendimentos das unidades de saúde de Bayeux.

“Tenho contatos com médicos e equipes técnicas e venho fazendo várias visitas nas unidades para verificar os problemas de gestões anteriores. Eu tomei conhecimento que há uma pauta, uma espécie de lista de reivindicações historicamente formulada por parte do Conselho, que, independentemente das gestões, vem se acumulando. Eu sempre falo da importância da Saúde se aproximar do Conselho. O CMS tem uma função importante na melhoria da saúde do município. O usuário do SUS tem que ter a consciência que vai ser bem atendido. Isso é uma determinação da prefeita Luciene Gomes e reivindicação dos bayeuxenses”, falou Nelson Soares.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benedita Tavares de Oliveira, analisou como importante a vinda do secretário de Saúde ao encontro, haja vista que esta é a primeira vez que um gestor da pasta é convocado e participa da reunião.

“Muito importante a participação do secretário. O Conselho já enviou diversos ofícios para outros secretários, mas não compareceram. A gente [conselho] tinha apresentado algumas demandas e solicitações, mas que não foram atendidas. Vamos ver junto com o secretário Nelson o andamento das nossas solicitações. A gente não trabalha sem ter todos em conjunto: gestão e conselho.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão formado pelos quatro segmentos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS): gestores, sindicatos, trabalhadores e usuários. O CMS integra a Secretaria Municipal de Saúde e atua como parceiro da gestão.