UPA de Bayeux é a única na Paraíba e terceira no Nordeste a ter tomografia computadorizada e Raio X Digital

A Saúde no município de Bayeux na gestão da prefeita Luciene Gomes (PDT) tem recebido investimentos e a consequência é um atendimento de excelência aos bayeuxenses. A prova disso é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é gerida pela Prefeitura Municipal de Bayeux, é pioneira na Paraíba na instalação de um aparelho de tomografia computadorizada e Raio X Digital, para o diagnóstico da Covid-19 e outras enfermidades. No Nordeste há apenas três UPAs com tomógrafos, conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde.

A instalação do equipamento ocorreu no início de novembro. Para isso, foi necessária uma modificação na parte estrutural, técnica e elétrica da UPA. O controle sanitário e radioativo foi uma das grandes preocupações para preservar a saúde do servidor e dos pacientes. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que entre 3 e 18 de novembro, 450 tomografias já foram realizadas na Unidade de Pronto Atendimento.

Quando se refere ao Raio X Digital, esse número aumenta: 550 exames entre os dias 19 de outubro a 18 de novembro. Por proporcionar um exame mais detalhado e preciso da Covid-19, a tomografia computadorizada permite um diagnóstico precoce da doença, contribuindo dessa forma com a eficácia do tratamento, conforme disse o secretário de Saúde de Bayeux, Bruno Wanderley.

“O paciente dá entrada no ambulatório e o médico do plantão tem ao seu dispor o serviço de imagem moderno e complexo para fechar o diagnóstico, por exemplo da Covid-19, de forma imediata podendo dar início a conduta terapêutica ao doente, trazendo agilidade aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus.  Por dia, chegamos a cerca de 30 tomografias de emergências e eletivas. Agora os bayeuxenses tem ao seu alcance a tomografia e não esperaram meses pelo exame regulado em João Pessoa. Se o paciente fosse fazer na rede privada, o custo ficaria entre R$ 200 e R$ 700”, explicou Wanderley.

Para o diretor da UPA, Demócrito Medeiros de Oliveira, desde a instalação do aparelho na unidade vem reduzindo o tempo de espera por exames de tomografia para pacientes, o que reforça o compromisso da gestão da prefeita Luciene Gomes com a saúde municipal.

“A presença de um tomógrafo na unidade de saúde representa um avanço na gestão municipal tendo em vista que é a primeira UPA da Paraíba e terceira do Nordeste a ter o equipamento. Essa é justamente a preocupação da prefeita Luciene Gomes de dar um melhor diagnóstico as pessoas que tiveram e ou estejam com covid, já que uma das prerrogativas é saber se teve ou não o pulmão comprometido pela doença. Sem dúvida estamos dando uma melhor qualidade de vida e saúde aos munícipes”, garantiu o diretor.