Programa Criança Feliz acontece remotamente durante a pandemia

As atividades realizadas pelo Programa Criança Feliz do município de Bayeux estão sendo feitas de forma remota no período da pandemia da COVID-19 através de contato entre Visitador Social por via contato telefônico, por WhatsApp ou chamada de vídeo, sendo realizadas visitas emergenciais conforme orientações das normativas vigentes.

Nos dias 10 a 14 de agosto  ocorreu uma atividade de distribuição do kit (máscara, lenço umedecido e caixa de chocolate) para as crianças que fazem parte do Programa. Os usuários do Programa que não puderam ir ao CRAS no dia da distribuição, receberam os kits em suas residências.

A entrega ocorreu obedecendo todas as regras sanitárias de combate e proteção contra o covid-19.

O QUE É O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ?

O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

OBJETIVOS DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ:

Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
  • Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;
  • Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;
  • Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.