UPA de Bayeux recebe sala de Raio X quatro anos após sua fundação; unidade ainda ganhou sala de ultrassom e novo laboratório

“Hoje, pela primeira vez, a UPA de Bayeux funciona de fato e de direito, ofertando serviços de Raio X, de Ultrassonografia e Laboratório de Análises, que não existiam na própria unidade”, destacou o prefeito Jefferson Kita, durante a solenidade de entrega de novos equipamentos e ampliação das áreas vermelha e amarela, na tarde dessa quarta-feira (12). A solenidade foi presidida pelo prefeito Jefferson Kita contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, vereadora Lucília Freitas e outras lideranças do município.

Na oportunidade, o prefeito Jefferson Kita lembrou ainda que a UPA de Bayeux foi fundada há quatro anos, mas que, infelizmente, não recebeu atenção devida em gestões anteriores. “Nos últimos anos, pouco vimos fazerem algo pela nossa UPA ou, digamos melhor, pela nossa saúde”, lamentou Jefferon Kita, acrescentando que, a partir de agora, essa realidade mudou. “Em pouco mais de 90 dias, conseguimos avançar muito, mesmo em meio à pandemia da Covid19; e vamos avançar ainda mais!”, garantiu ele, lembrando que a UPA passa ser uma das poucas unidades da Paraíba, a dispor de um serviço de Ultrassonografia.

Segundo a secretária de Saúde, Haline Leite, a entrega dos equipamentos de Raio X, de Ultrassonografia e do Laboratório de Análises é um fato histórico na Saúde de Bayeux e na história da UPA, pois são serviços extremamente importantes que darão subsidio para o fechamento do diagnóstico a contento e seguro. “Mas, precisamos ressaltar também o trabalho de revitalização da estrutura física da unidade”, afirmou a secretária, durante a solenidade.

“Na nossa UPA, em dias de chuva, entrava água até pela nossa fiação elétrica. Um verdadeiro absurdo. Mas, com o empenho da Secretaria de Infraestrutura, conseguimos sanar esse problema, bem como outros que também comprometiam a segurança dos nossos pacientes e colaboradores”, relatou a secretária, agradecendo a celeridade com que a Secretaria de Infraestrutura concluiu o trabalho e o apoio do Prefeito de Bayeux.

A UPA – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Com essa reestruturação promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Saúde, a unidade passa a dispor de serviços de Raio X, de Ultrassonografia e Laboratório de Análises; e ampliou a oferta de leitos de terapia intensiva nas áreas vermelha e amarelo, devido aquisição de dois ventiladores mecânicos e dois monitores cardíacos.

[envira-gallery id=”5407″]