Guardas municipais são capacitados para realizar adestramento e treinamento de cães

A Prefeitura Municipal de Bayeux, por meio da Secretária de Segurança Pública, promoveu um treinamento para 20 integrantes da Guarda Civil Municipal (GMC), sobre o emprego de cães funcionais em operações de fiscalização e abordagens específicas, neste sábado (8). Trata-se do Curso de Cinotecnia, que foi ministrado pelo major da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Alessandro Frankie, na sede da Prefeitura.

De acordo com o comandante da Guarda CM Joedson Fernandes, o treinamento atende a determinação do prefeito Jefferson Kita e do secretário de Segurança, Flávio Moreira, que esperam implantar um canil no município ainda neste semestre. “O prefeito Jefferson Kita já deu todas as demonstrações e garantias de que almeja o fortalecimento da Guarda e a melhoria das condições de trabalho, objetivando atender melhor a população de Bayeux”, explicou o comandante.

O curso – Durante o Curso de Cinotecnia, os guardas civis de Bayeux conheceram as várias frentes de atuação de um canil em ações policiais como: proteção, abordagem, mordida, faro para entorpecentes, faro para encontrar pessoas, dentre outros. O treinamento contou com conteúdo teórico e prático.

Segundo o major Frankie, o emprego de cães funcionais é eficiente em operações de combate ao tráfico de drogas, na fiscalização de produtos controlados, na prevenção de crimes com materiais explosivos e na busca de foragidos e pessoas desaparecidas. “O cão serve como um complemento para o homem e pode atender a diversas finalidades, desde a busca de pessoas perdidas, localização de cadáveres e até nas próprias rondas ostensivas e na guarda de prédios públicos”, finalizou o instrutor.