Secretários municipais de Segurança discutem criação da Guarda Civil Metropolitana

Representantes das Secretárias Municipais de Segurança da Região Metropolitana de João Pessoa se reuniram, por vídeo conferência, nesta semana, para discutir a criação da Guarda Civil Metropolitana, por meio da celebração de um Consórcio das Guardas. O debate foi promovido pelo Secretário de Segurança de Bayeux, Flávio Moreira; e contou com a participação de representantes de Santa Rita, Conde, Cabedelo e da capital.

Segundo Flávio Moreira, a discussão reuniu representantes de cindo dos oito municípios que integram a Região Metropolitana (João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Caaporã, Alhandra e Pitimbu). Os municípios do Litoral Sul -Caaporã, Alhandra e Pitimbu- serão convidados para participar da segunda rodada de discussões virtuais, que será realizada na tarde da próxima terça-feira (21). “A princípio foram chamados os municípios que fazem fronteira direta com a capital”, justificou Moreira.

Com isso, o debate sobre a criação da Guarda Civil Metropolitana, que envolve desde a elaboração do estatuto – que define as regras de organização e funcionamento – até o município que pode vir a sediar o Batalhão, contou com a participação efetiva dos Secretários de Segurança de João Pessoa (Denis Soares) e de Cabedelo (Isaías Santos), do Comandante da GM do Conde (Sérgio Carneiro); e da representante da Procuradora Jurídica da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de Santa Rita, Kalyne Aquino; tendo em vista que o município ainda não possui Guarda Municipal.

Custos – Para o Secretário de Segurança, Denis Soares, “a necessidade de estabelecer mecanismos de combate à criminalidade é um marco da Guarda Municipal de João Pessoa, ressaltando que a padronização de uniformes, viaturas e operação trará muito mais segurança para a população da Região Metropolitana e importará em redução significativa de custos para os municípios”.

Já o Comandante da Guarda Municipal do Conde, Sérgio Carneiro, que é o órgão correlato da Secretaria de Segurança no município, ratificou a proposta dos demais representantes e, apenas, reforçou a necessidade de todos os municípios, que integram a região, façam parte do Consórcio, que dará origem a Guarda Civil Metropolitana.

De acordo a representante da Semob de Santa Rita, Kalyne Aquino, a criação da Guarda Civil Metropolitana é muito importante porque proporciona uma maior segurança para a população na medida que proporciona a elaboração de estratégias de gestão da segurança pública mais eficaz e integrada. “Inclusive para para Santa Rita, que ainda não possui uma Guarda Municipal”, destacou Kalyne, comprometendo-se a levar a ideia para o município.

Para o Secretário de Segurança de Cabedelo, Isaías Santos, a iniciativa do Secretário de Segurança de Bayeux, Flávio Moreira, em fomentar a criação da Guarda Civil Metropolitana chegou no momento certo. “Inclusive, Cabedelo recentemente nominou a sua Guarda Municipal como Guarda Metropolitana, exatamente pensando nisso”, ressaltou Isaías Santos, durante a vídeo conferência, que aconteceu na última segunda-feira (13).

“Com a Guarda Civil Metropolitana, os municípios unidos via Consórcio, poderão buscar por recursos para o desenvolvimento de projetos e programas conjuntos na área de segurança, bem como formalizar o intercâmbio de informações para o trabalho operacional”, explicou Flávio Moreira, acrescentando que a medida possibilita, principalmente, o desenvolvimento de políticas de prevenção à violência e redução da criminalidade, beneficiando assim toda a sociedade.