Secretaria de Saúde realiza teste rápido para Hepatites B+C em agentes comunitários de Bayeux

Foto: Gustavo Bandeira

Na tarde desta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde executou uma força-tarefa para realizar a testagem rápida de todos os agentes comunitários de saúde (ACS), que atuam no município, para as doenças Hepatites B+C. Dos 200 agentes, 125 participaram da testagem e obtiveram resultado negativo. “Nossos profissionais, até o momento, estão 100% livres das hepatites virais”, comemorou a secretária de Saúde, Haline Leite, acrescentando que a testagem vai continuar até atingir todo o contingente.

Segundo a secretária de Saúde, Haline Leite, a força-tarefa faz parte da campanha anual de combate às hepatites virais – Julho Amarelo – que, neste ano, foi incrementada com a oferta do teste para a Covid-19, devido a pandemia.

A força-tarefa direcionada para os trabalhadores da área de saúde de Bayeux, de acordo com Haline Leite, foi realizada na Policlínica Benjamin Maranhão (um dos maiores equipamentos da gestão municipal) com o objetivo de atender todos os ACS que estivessem disponíveis dos seus respectivos turnos de trabalho, de forma a não comprometer o atendimento da população bayeense nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Balanço Covid-19 – Segundo o balanço divulgado pela Coordenação da Vigilância em Saúde da Secretaria, responsável pela força-tarefa, dos 125 agentes comunitários de saúde que também participaram da testagem rápida para o novo coronavírus, 114 obtiveram resultados negativos, seis (6) positivos-dos quais cinco (5) já curados.