Secretaria de Saúde promove projeto “Quem doa também recebe” na UBS Jardim Aeroporto II

Foto: Jhonn Alves

Os profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Aeroporto II, no município de Bayeux, participaram da primeira ação do projeto “Quem doa também recebe”, lançado pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta terça-feira (30). “A iniciativa visa, principalmente, diminuir o estresse dos nossos profissionais que atuam no combate à pandemia causada pela Covid-19”, explicou a secretária de Saúde, Haline Leite.

O projeto “Quem doa também recebe” faz parte das ações propostas pela equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica e compreende exercícios e dicas laborais que serão desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Essas atividades serão realizadas com os profissionais de cada UBS (médico, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de consultório odontológico, agentes de saúde, agente de endemia, recepcionista e auxiliar de serviços gerais).

Segundo a secretária Haline Leite, a princípio, o projeto será desenvolvido nas unidades básicas do Distrito III (Rio do Meio, Jardim Aeroporto, Alto da Boa Vista e Mario Andreazza) e, posteriormente, ampliado para atender todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município de Bayeux.

Na ação desenvolvida, hoje, na UBS Jardim Aeroporto II, o projeto “Quem doa também recebe” promoveu exercícios respiratórios e de alongamento, com a fisioterapeuta Mariana Araújo; serviço de auriculoterapia, com a fonoaudióloga Luciana Pedrosa e com orientações fitoterápicas com o nutricionista Wallace Wild Duarte Dias. “Buscamos proporcionar ao profissional um relaxamento, uma melhora, para que ele não venha ficar estressado e se prejudicar com essa pandemia”, finalizou Mariana Araújo.