Ação Saúde na Feira distribui mais de mil máscaras, vacina contra a gripe e testa população bayeuxense para Covid-19

Foto: Fábio Bezerra

Mais de 1 mil máscaras de proteção individual foram distribuídas pela Prefeitura Municipal de Bayeux, por meio da Secretaria de Saúde, para a população do município, durante uma ação integrada de combate ao novo coronavírus (Covid-19), na Feira da Imaculada, na manhã deste domingo (21).

A iniciativa faz parte do projeto “Saúde na Feira”, que também contemplou a realização de quase 200 testes rápidos para detecção da Covid-19 e aplicadas 97 doses da vacinas contra a gripe H1N1.

De acordo com o prefeito Jefferson Kita, o projeto “Saúde na Feira” nasceu da necessidade de promover uma campanha de educação para a saúde mais enérgica e que sensibilize a população para a necessidade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), da higienização e do distanciamento social, como medidas de prevenção e combate ao avanço da pandemia ocasionada pela Covid-19.

“Com isso, realizamos com sucesso essa mesma ação na Feira do Mário Andreazza e hoje repetimos na Feira da Imaculada”, destacou Jefferson Kita, ressaltando que a única diferença foi com o atendimento no sistema drive thru.

O projeto “Saúde na Feira”, da Secretaria de Saúde de Bayeux, contempla a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19, vacinação contra a gripe H1N1, aferição de temperatura, distribuição de máscaras e higienização das mãos com álcool. Além disso, são prestadas orientações de prevenção e combate a doença (por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos e psicólogos) que acontece em postos de atendimentos móvel e/ou em sistema Drive Thru. A ação conta com apoio da Secretaria de Segurança e Proteção Social (Departamento de Trânsito, da Guarda Civil Municipal e Grupamento Ambiental).

Mário Andreazza – O projeto “Saúde na Feira” foi lançado pelo prefeito Jefferon Kita na Feira do Mário Andreazza, nesse sábado (20). Na ocasião, foram imunizadas mais de 140 pessoas contra a gripe Influenza A (H1N1) e realizados 121 testes rápido de Covid-19, sendo 95 pessoas com resultado negativo e 26 positivo. Aconteceu a distribuição de aproximadamente 400 máscaras.

A secretária de Saúde, Haline Leite, ainda fez um balanço positivo da ação realizada na Feira da Imaculada, neste domingo. Na oportunidade, foram distribuídas 1.200 máscaras, realizados 189 testes rápidos (165 testes negativos, 14 testes positivos e 10 curados), 97 vacinas aplicadas e prestadas 30 orientações individuais com médico e psicólogo. Para a secretária, o projeto “Saúde na Feira” representa um marco na saúde pública do município. “Bayeux vive um novo tempo. Um tempo de educação em saúde”, afirmou ela.

Segundo a aposentada, Bernadeth Alves, a ação da Secretária de Saúde de Bayeux é muito importante porque conscientiza as pessoas sobre a importância do uso das máscaras na prevenção da Covid-19 entre as pessoas que frequentam a feira e, estas por sua vez, podem se tornar multiplicadores da medida preventiva em suas casas. “As pessoas se conscientizam e conscientizam o povo de casa”, finalizou a aposentada.