Notícias » Guarda Civil Municipal de Bayeux comemora 10 anos de serviços prestados à comunidade

Em 08/01/2018 às 14h17, Postado por: CODECOM / Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX

Nesta segunda-feira (08), a turma pioneira da Guarda Civil Municipal de Bayeux está completando dez anos de efetivos serviços à população de Bayeux, os quais são prestados diuturnamente.

A Guarda Civil Municipal de Bayeux foi criada através da Lei 993 de 05 de abril de 2006, é uma instituição da Segurança Pública, com embasamento legal nos termos do Parágrafo 8º do Artigo 144 da Constituição Federal e do Inciso XI do artigo 11 da Constituição do Estado da Paraíba, além do Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal 13.022 de 08 de Agosto de 2014.

Ainda no ano de 2006 logo após sua criação, seu primeiro concurso público foi aberto, com provas realizadas no ano de 2007 e posse no dia 08 de Janeiro de 2008, após os processos que determinam o concurso público, os quais são as provas objetivas, testes físicos, e curso de formação de acordo com a grade curricular da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública, Órgão do Ministério da Justiça). A Guarda Civil Municipal, têm hoje em seu quadro atualmente 72 Guardas Municipais, possui 03 viaturas, sendo 02 para as demandas operacionais rotineiras, e 01 de uso do Grupamento de Defesa Ambiental e ainda possui 01 Barco.

O Grupamento de Defesa Ambiental tem a missão de apoiar os demais Grupamentos da Guarda Civil Municipal, atuam em plano principal nas APP´s (Áreas de Preservações Permanentes), essas situadas nas áreas ribeirinhas (áreas de maré) que cercam o município, e em parceria com os órgãos municipais e estaduais na reserva de Mata Atlântica do Xem-xém, com o objetivo de conscientizar e preservar o meio ambiente e ainda na aplicação das sanções devidas caso necessário, conforme prevê o Código Florestal Brasileiro e demais legislações aplicáveis. Atua ainda no combate aos diversos crimes ambientas em âmbito municipal em parceria com órgãos do Município, como Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Hoje contamos com 27 Guardas habilitados para atuar junto aos órgãos de Meio Ambiente.

A Guarda Civil Municipal de Bayeux é destinada à proteção preventiva e ostensiva dos Bens, Serviços e Instalações do Município, com as principais atribuições de exercer a segurança interna e externa sobre os bens móveis e imóveis, serviços e instalações tais como: Hospitais, Parques, Jardins, Escolas, Feiras Livres, Unidades de Saúde Municipal, eventos do município, entre outros, e ainda realiza a segurança de autoridades municipais. Nos termos das Constituições Federal e Estadual, da Lei Orgânica do Município e demais legislações que cabem suas atuações, colaborando também com a Defesa Civil na ocorrência de calamidades Públicas e grandes sinistros.

O Comandante da Guarda Civil Municipal de Bayeux, Joab Ribeiro, parabeniza a todos os companheiros de trabalho. “Quero dar os parabéns a todos os guardas da nossa cidade. Estou muito feliz e orgulhoso por fazer parte desta corporação”, afirmou o comandante, que também agradece o apoio permanente de seus comandados na segurança do município.

O Secretário de Segurança e Proteção Social, Coronel Ardnildo Morais , também felicita ao GCMs que dedicam suas vidas, à missão do serviço à comunidade, e reitera que Guarda Municipal atua em sintonia com os organismos policiais do estado dentro de suas atribuições, garantindo os serviços de responsabilidades do município, cumprindo as diretrizes e as orientações do Prefeito de nossa cidade, na pessoa do Prefeito Luiz Antonio Alvino, que também parabeniza a todos os GCMs desejando sucesso na missão e que não tem medido esforços para o fortalecimento dos quadros e o desempenho exitoso das missões da Guarda Civil Municipal de Bayeux, no desempenho também, da atividade de Policia Administrativa.

Compartilhe:

Vídeos

Bayeux IPTU 2014 Final
Prefeitura Municipal de Bayeux - PB

Prefeitura Municipal de Bayeux - PB

Av. Liberdade, nº 3720, Centro, Bayeux / PB

CEP: 58306-001 - Telefone: (83) 3253-4050