Notícias » SEMABY fiscaliza a captura do caranguejo-uçá em Bayeux

Em 08/01/2018 às 07h47, Postado por: CODECOM / Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX

A Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux, em uma ação conjunta com a Polícia Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou nesta sexta-feira (05), uma fiscalização no município, combatendo a captura ilegal do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em seu período de defeso, época em que a pesca comercial é proibida para garantir a reprodução da espécie.

Durante a ação foi realizada também uma panfletagem educativa, que teve como objetivo conscientizar a população, os comerciantes e os pescadores sobre a importância da preservação da espécie durante o período de “andada”, que ocorre quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelos manguezais para o acasalamento e liberação dos ovos, o que os torna presas fáceis. Se houver grande quantidade de cata deste animal na época estabelecida, há risco de diminuição na população dos crustáceos.

O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Valério, explicou que a equipe continuará durante todo o período de defeso, conscientizando os pescadores a respeitarem o ciclo reprodutivo da espécie. “Esta ação faz parte da precaução e atenção da Secretaria na preservação ambiental, visando proteger os caranguejos que habitam nos manguezais neste período de defeso do crustáceo”. Ainda de acordo com o secretário, o Batalhão Ambiental de Bayeux estará agindo nos portos e nas feiras livres da cidade, para manter a preservação da espécie.

Bayeux IPTU 2014 Final
Prefeitura Municipal de Bayeux - PB