Notícias » Idosos que recebem o BPC devem estar inscritos no Cadastro Único

Em 07/11/2017 às 07h38, Postado por: CODECOM / Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX

Até dezembro de 2017, todos os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada - BPC e suas famílias devem estar na base de dados do Cadastro Único, instrumento do Governo Federal para identificar a realidade socioeconômica da população. A inserção no Cadastro Único passou a ser obrigatória após a alteração no regulamento do benefício, quando publicado o Decreto 8.805/2016.    

Diante da importância de cadastrar todos os beneficiários de Bayeux, a Secretaria de Trabalho e Ação Social vem desenvolvendo diversas ações informativas e de busca ativa em entidades que atendem a população idosa do município, como a que será promovida na próxima quinta (09), em instituições de longa permanência.

Os técnicos da secretaria, ao realizarem visitas domiciliares ou atendimentos nas unidades da assistência, também estão colaborando para o cadastro dos idosos.   

De acordo com Adrianny Gomes, coordenadora do programa Bolsa Família e do Cadastro Único de Bayeux,a inserção dos beneficiários do BPC e de suas famílias é importante não só para que os idosos continuem recebendo o benefício: “Com esses dados podemos conhecer a realidade social da população e realizar estratégias de enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade, o acompanhamento qualificado e o encaminhamento destas famílias para outras políticas sociais”, disse.  

Os cidadãos inseridos no Cadastro Único também podem ter acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.  

Como se cadastrar?     

O quanto antes os beneficiários do BPC devem procurar o CRAS mais próximo de suas residências ou a sede do programa Bolsa Família, localizada na Av. Liberdade, 4252, Centro, Bayeux, e indicar um responsável pela Família que fornecerá as informações ao entrevistador.   

O responsável deve ter no mínimo 16 anos, ser um integrante da família, morador do domicílio e comparecer ao atendimento com CPF ou título de eleitor. Os demais membros da família também devem comparecer com CPF.  Documentos complementares como RG, comprovante de residência, certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de trabalho  facilitam  preenchimento do cadastro. No caso de beneficiário indígena, também é aceito o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI).     

Compartilhe:

Vídeos

Bayeux IPTU 2014 Final
Prefeitura Municipal de Bayeux - PB

Prefeitura Municipal de Bayeux - PB

Av. Liberdade, nº 3720, Centro, Bayeux / PB

CEP: 58306-001 - Telefone: (83) 3253-4050