Notícias » Prefeitura de Bayeux e UFPB realizam ação no bairro São Vicente

Em 10/10/2017 às 15h56, Postado por: CODECOM / Fonte: PREFEITURA DE BAYEUX

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Saúde em parceria com a UFPB/NESC realizou neste fim de semana uma ação no bairro São Vicente de redução de danos com apresentações culturais, show de rap, oficina de break, tenda de testagem rápida de HIV, hepatites e Sífilis e entre outros.

A Redução de danos (RD) é conjunto de políticas públicas e práticas com foco na prevenção de danos associados ao uso de drogas legais, ilegais, farmacêuticas e todo comportamento que venha a ser prejudicial ao ser humano. Tem por base os princípios de saúde pública e os direitos humanos.

A ação se trata de um desdobramento do curso de “Redução de danos como estratégia de atenção e cuidado integral a saúde: políticas, vivência, intervenções e qualificação profissional”. O curso é realizado pela UFPB por meio do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva (NESC).

O objetivo das oficinas é favorecer mecanismos de intervenção no território de atuação com estratégias de atenção e cuidado com integral em saúde. A ação foi desenvolvida na praça do bairro São Vicente e na escola municipal João Fernandes e contou também com o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social do município.

O coordenador de saúde mental, Maurivan Batista, ressaltou que realizar a ação faz com que a teoria se faça presente no cotidiano da vida das pessoas na comunidade. “É maravilhoso ver crianças, adolescentes, adultos e idosos acessando os serviços de saúde nos espaços públicos e interagindo com a cultura, mostrando que é possível falar sobre drogas de forma clara, leve sobre o tema que é muito visto e pouco debatido na perspectiva do cuidado integral” disse.

Bayeux IPTU 2014 Final
Prefeitura Municipal de Bayeux - PB