Notícias » Secretaria de Trabalho e Ação Social realiza palestras sobre a importância do SUAS em unidades de referência

Em 10/10/2017 às 09h21, Postado por: CODECOM / Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX

Estarão sendo realizadas, durante o mês de outubro, nas unidades de assistência social de Bayeux, palestras sobre o Sistema Único de Assistência Social-SUAS, com ênfase em sua importância para garantia dos direitos sociais. 

As palestras estarão sendo executadas em virtude dos encaminhamentos lançados em reunião dos trabalhadores da assistência social do município, no último dia 28/09,  data em que foram realizadas manifestações em defesa do SUAS por todo Brasil, em decorrência da proposta orçamentária do governo federal para 2018, que indica uma grande redução dos recursos voltados para esta política. Entre os encaminhamentos firmados nesse dia, está a realização de ações que promovam a conscientização sobre a importância da assistência social enquanto uma política de garantia de direitos.  

A primeira ação foi uma palestra ministrada na última semana, para adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV do CRAS Jardim, onde foi explanada a importância estratégica do CRAS como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.  Na ocasião, ainda foram abordados temas como Programa Bolsa família- PBF e o Benefício de Prestação Continuada BPC. Ao final, os usuários participaram de uma roda de diálogo sobre os temas trabalhados.   

Já no CRAS Imaculada, o assistente social Diego Luiz Xavier, ministrou uma palestra para mulheres e idosos do SCFV.  A palestra abordou três pontos: O primeiro voltou-se para a apresentação do CRAS, seu público-alvo e objetivos. Orientações sobre o PBF compuseram o segundo ponto, e no terceiro, foram abordados alguns aspectos sobre o BPC. Após a exposição do palestrante, os usuários tiraram duvidas e fizeram seus apontamentos.    

De acordo com Vaneide Alves dos Santos, assistente social do CRAS Jardim: “nesse contexto de recorte dos recursos voltados à assistência social, precisamos reforçar a importância do SUAS em quanto uma política de garantia de direitos. Os temas escolhidos também tem relação com nossa necessidade, pois observamos que muitos usuários utilizam determinados serviços do CRAS, mas desconhecem sua abrangência, objetivo social mais amplo e sua vinculação ao SUAS”.   

Novas atividades sobre o tema serão realizadas durante todo esse mês.    

Compartilhe:

Vídeos

Bayeux IPTU 2014 Final
Prefeitura Municipal de Bayeux - PB

Prefeitura Municipal de Bayeux - PB

Av. Liberdade, nº 3720, Centro, Bayeux / PB

CEP: 58306-001 - Telefone: (83) 3253-4050