Notícias » SEMABY realiza, com sucesso, Seminário em Defesa do Manguezal

Em 09/10/2017 às 21h36, Postado por: CODECOM / Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX

A Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux (SEMABY), realizou na última quinta-feira (05) o Seminário em Defesa do Manguezal. O evento aconteceu no CEFOR (Centro de Formação e Capacitação de Professores) e teve a participação dos Secretários e adjuntos: Tarcísio Valério e Albeno Silva (SEMABY), Gabriel da Silva e Lucemberg de Souza (Esporte Cultura e Lazer), Célia Dantas e Iranilda da Silva (Políticas Públicas Para Mulheres), Coronel Ardinildo (Segurança), Secretária adjunta da Assistência Social Jacyara Mendes e o Secretário adjunto da Educação Ronaldo Luiz.

O evento teve inicio às 8h com o credenciamento e o café da manhã.  A solenidade de abertura iniciou às 9h, com a atividade cultural de Isaque Silva e a apresentação da peça Boi de Fogo (Autoria de Carlos Santos), onde foi retratada a penúria que o manguezal vem passando ao longo dos anos, causado pela degradação ambiental realizada pelo homem.

O Seminário seguiu com a palestra: “Cidade Sustentável: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ministrada por Poliana Dutra (Secretaria Executiva SEDAM-PB) e Marcia Dorneles (Rede ODS Brasil). Em seguida teve mais uma apresentação cultural sobre a Educação Ambiental nas escolas, com ênfase ao manguezal, desenvolvido na escola Senhor do Bonfim, apresentado por Jordaneis Lira. Durante à tarde, teve a distribuição de livros, que foram doados pela Secretaria de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente da Paraíba e a entrega de ingressos para o Aquário Paraíba, aos alunos que participaram do Seminário. O Secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Valério falou sobre o objetivo do Seminário: “O objetivo do evento é discutir a necessidade de sensibilização da comunidade, principalmente a ribeirinha, na preservação do ecossistema de Manguezal. Essa área representa para a comunidade uma fonte de riqueza na geração de alimentos para as famílias ribeirinhas e podem ser utilizadas pelo poder público, numa política pública para o desenvolvimento sustentável da atividade eco turística, trazendo pessoas de outros lugares para conhecer as belezas naturais dos manguezais e seus habitantes naturais, como mariscos, caranguejos, peixes, camarões e que se reproduzem nesse ecossistema. Para que isso aconteça se faz necessário à participação com responsabilidade de toda sociedade bayeuxense”, finalizou.

O Seminário teve apoio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, Secretaria de Educação, SEBRAE, RS Comunicação Visual, Rede ODS Brasil e Banco do Nordeste.

Bayeux IPTU 2014 Final
Prefeitura Municipal de Bayeux - PB