Notícias » Secretaria de Saúde promove a abertura da Campanha Outubro Rosa no município

Em 09/10/2017 às 21h10, Postado por: CODECOM / Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Saúde promoveu a abertura da Campanha Outubro Rosa no município nesta segunda-feira (9) na sede da SMS.

Outubro é o mês oficial de prevenção ao câncer de mama e ao longo deste mês a Secretária Municipal de Saúde estará intensificando as ações preventivas para o público feminino, que já acontecem ao longo do ano na Atenção Básica.

A programação da campanha consiste em atividades nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS’s) de prevenção e promoção à saúde da mulher, intensificando os atendimentos a esse público e destacando a importância do autoexame para prevenção do câncer de mama e com o dia D de serviços que ocorrerá no próximo dia (21).

A coordenadora de atenção à saúde Danielle Leitão destacou a importância da campanha no município. “Essa campanha é de suma importância, pois ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, disse.

Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Câncer de mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

Bayeux IPTU 2014 Final
Prefeitura Municipal de Bayeux - PB