Secretarias Municipais de Bayeux participarão de audiência pública para discutir obras de saneamento na cidade

Do(a) Prefeitura Municipal de Bayeux por Kellen Lima em 20/03/2018 às 14:48

As Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e de Planejamento de Bayeux, participarão na próxima sexta-feira (23), de uma audiência pública promovida pela Promotoria de Justiça de Bayeux, para discutir o saneamento básico no município. O evento acontecerá no auditório do Fórum de Bayeux, às 8 horas.

Participação da audiência representantes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Representantes da Câmara Municipal de Vereadores e das associações de bairro do município, também foram convidados.

A implantação do esgotamento sanitário, é acompanhado pela 5ª Promotoria de Justiça de Bayeux, mediante o procedimento administrativo nº 013.2017.000016. Foi realizada uma audiência, em agosto de 2017, na qual a CAGEPA, responsável por executar essas obras, falou sobre o assunto. Uma das informações repassadas foi que até o mês de abril deste ano, seria concluída a construção do interceptor que vai garantir a coleta e o tratamento de esgoto nos bairros Centro, Sesi e São Bento.

Em seguida a companhia comunicou que a previsão para a conclusão da obra foi estendida para junho. No entanto, em visita realizada pela Secretaria de Infraestrutura Municipal a pedido da promotoria, foi constatada a paralisação das obras do interceptor. Diante dessa paralisação, foi designada a audiência pública. A promotora responsável pelo caso é a Doutora Fabiana Lobo.

O secretário de Meio Ambiente de Bayeux, Tarcísio Valério, explica as consequências da ausência de saneamento. “A falta de saneamento implica para a população e o meio ambiente danos irreparáveis, como a proliferação de doenças, mortandade das espécies, da fauna e flora. Esperamos que toda a população de Bayeux se faça presente para cobrar a solução do problema junto ao Governo do Estado, que está responsável pela execução da obra, que vem se arrastando a mais de 14 anos. Com o saneamento a vida e meio ambiente são preservados”, disse Tarcísio.

Chuvas isoladas