Fórum vai debater Plano Municipal de Cultura

Fórum vai debater Plano Municipal de Cultura

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer estará realizando nos próximos dias 5, 6 e 7 de julho, o 1° Fórum de Politicas Culturais no Município De Bayeux. O evento vai acontecer no Auditório do Centro de Formação (Cefor) e tem o objetivo de iniciar os diálogos referentes à formação do Plano Municipal de Cultura.

O Fórum é o primeiro passo para definir metas e estratégias para o desenvolvimento e a preservação da diversidade das expressões culturais do município. “Serão debatidas e levantadas propostas de políticas públicas que vão nortear a formação do Plano Municipal De Cultura, que é um passo importante para inclusão do município no Sistema Nacional De Cultura, onde se pretende criar o Sistema Municipal De Cultura, o Fundo Municipal De Cultura e Incentivo Cultural, como também o Conselho Municipal De Cultura. A partir dessas propostas, estaremos alicerçando as políticas públicas de transferência de recursos e incentivos a produções e a formação local em artes nas mais diversas linguagens e gêneros artísticos”, disse o coordenador de Cultura, Kleiton Araújo.

O convite para o evento é direcionado para associações, escolas, igrejas, grupos culturais, artistas, escritores, professores, ONG’s e todas as pessoas interessadas em contribuir para o fomento da cultura em Bayeux.  “O Fórum tem o intuito de aproximar os artistas e toda a sociedade ao debate das políticas públicas na cultura. Vai ser um momento de palestras para que todos possam conhecer como é o Sistema Nacional e Municipal de cultura. Estamos na luta para implementar o município dentro do Sistema Nacional de Cultura, que tem diretrizes  que favorecem o investimento e a promoção cultural”, reforçou.

Para o coordenador de Cultura, a participação social é de fundamental importância para a gestão pública. “É um momento da sociedade opinar e de vermos quais são as prioridades para cada setor cultural que há na cidade. Então, vamos poder ouvir todas as propostas da população. O município tem que modernizar nessas políticas. O prefeito Berg Lima está preocupado com isso e é uma das prioridades da gestão”, reforçou.