Em 100 dias, Prefeitura registra aumento em mais de 100% nos atendimentos da UPA de Bayeux

Do(a) Prefeitura Municipal de Bayeux por Andreza Andrade em 27/06/2018 às 08:57

Encontrar atendimento médico e de qualidade é essencial para todos. Por isso, a Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria de Saúde, vem investindo cada vez mais e alcançando resultados. Só nestes últimos 100 dias, o número de atendimentos e procedimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aumentou para quase 20 mil. Um crescimento de mais de 100% nos serviços oferecidos pela UPA.

Ao todo, foram 6.838 medicamentos administrados, 6.421 atendimentos médicos, 5.040 atendimentos com classificação de risco, 1.719 atendimentos de urgência, 394 eletrocardiograma, 46 excisão de lesão e/ou sutura de ferimento da pele e 10 curativos, totalizando o número de 19.309 procedimentos.

De acordo com o diretor da UPA, o médico Glauber Novais, o crescimento retrata a confiança que o povo tem voltado a depositar na saúde de Bayeux. "Isso só reitera a grande questão que viemos trabalhando nesses últimos meses, que é, justamente, readquirir a confiança da população de Bayeux nos serviços de saúde", pontuou.

Glauber ainda explica que a demanda sempre existiu, mas, antes a população hesitava em procurar o atendimento na cidade. "Qualquer pessoa que precisava de atendimento buscava diretamente em João Pessoa, em Santa Rita, em outras UPA's e não aqui. Agora, a gente tem notado que a população tem se sentido mais a vontade e nos procurado com mais frequência", comentou.

Outro ponto crucial para o crescimento do atendimento, segundo o diretor da UPA, é que se conseguiu construir uma rede de comunicação direta com vários serviços de referência. “Antigamente, a transferência de pacientes graves acontecia apenas por intermédio dos médicos e assistentes sociais, agora a direção faz o seu papel e atua diretamente nesses casos, fazendo contato de direção para direção com os serviços de referência, afim de agilizar as transferências de pacientes graves”, finalizou.

Para o secretário de saúde do Município, Edvan Benevides, esse novo modelo de gestão busca não somente o tratamento da doença, mas, também, o acolhimento do usuário como um todo, observando a integralidade do tratamento. “Tratamos todos os pacientes como merecem ser tratados: com respeito. E o que podemos notar é uma maior satisfação dos usuários nessa nova linha de humanização”, disse.

Já o prefeito Mauri Batista (Nôquinha), que acompanha de perto essa evolução, parabeniza a equipe e diz que essa melhoria só está sendo possível graças ao esforço deles. "Acredito que nosso corpo de funcionários da saúde seja competente e isso é fundamental para mantermos uma ligação com o nosso povo. Parabenizo a todos por esta conquista e já adianto que vamos continuar trabalhando para crescer cada vez mais”, ressaltou.

Variação de nebulosidade