Dia Mundial do Autismo: Prefeitura de Bayeux atende autistas dentro da cidade; Veja onde

Do(a) Decom Bayeux por Andrêza Andrade em 02/04/2018 às 17:30

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado nesta segunda-feira (2). A data lembra a importância de conscientizar a população sobre a doença caracterizada como "Transtornos de Espectro Autista" – TEA, que atinge mais de dois milhões de brasileiros.

A Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibiliza profissionais qualificados para atender as demandas relacionadas ao Autismo dentro da cidade mesmo, no CRIS (Centro de Referência e Integração Social).

De acordo com informações da coordenadora do CRIS, Graça Balbino, o serviço recebe autistas e, atualmente, atende cerca de 20 crianças. “Nós temos um atendimento especializado com psicopedagogos e toda estrutura para dar o devido apoio a família também”, explanou.

Ainda segundo a coordenadora do CRIS, as crianças também são atendidas nas salas de recursos das Escolas Municipais, mas, não só alunos da rede pública pode ter acesso ao serviço. “Qualquer pessoa, mesmo que não esteja vinculada a rede municipal, pode nos procurar para o atendimento que é oferecido de forma gratuita”, explicou.

O prefeito da cidade, Mauri Batista (Noquinha), ressaltou a importância da data e afirmou o compromisso de prestar todo apoio necessário para as pessoas com autismo e suas famílias, e também, combater o preconceito. “Temos que, ao invés de criticar, cuidar das pessoas, e os pacientes que tem o transtorno de Autismo merecem não só uma atenção especial, como nosso respeito”, disse.

Onde procurar atendimento

Quem procura por atendimento para pacientes com Autismo, na cidade de Bayeux, se for matriculado na rede Municipal, deve entrar em contato com a direção da Escola. Para outros, deve ir à sede do CRIS – localizada na Avenida Brasil, 77, bairro do Sesi, ou entrar em contato pelo telefone: 98825-7016 para saber como proceder. O serviço é gratuito.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Instável