Coordenadoria de Comunicação Social

Coordenador Geral: Nelson Meira Nóbrega

O QUE FAZ A COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO?

A Coordenação de Comunicação é responsável por planejar, gerenciar e executar projetos e ações de comunicação junto aos diversos públicos da Prefeitura.

A Coordenação de Comunicação:

• Gerencia as relações entre os veículos de comunicação e as secretarias municipais;
• Coordena os processos de produção da informação jornalística;
• Gerencia processos de comunicação institucional, interna e externa;
• Planeja, executa e controla as ações de marketing e as campanhas publicitárias da administração municipal;
• Organiza e acompanha a realização de eventos promovidos pelo governo;

Entre outras funções. A Coordenação de Comunicação estará estruturada em três divisões: Comunicação Institucional, Imprensa e Marketing.

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA GARANTIR O DIREITO À INFORMAÇÃO

As atividades da Coordenação de Comunicação têm como base a política de comunicação voltada para o interesse público. Nossa comunicação estará focada na construção da cidadania, na qual o cidadão não só receberá informações, mas também é ouvido – uma oportunidade para o governo avaliar suas ações e atender às necessidades da população.

É responsável por disponibilizar todas as informações relativas às ações dos diversos setores da administração municipal, de modo amplo e democrático, sem privilegiar fontes, veículos ou emissoras. Para isso, a Coordenação estará constituída de uma equipe de profissionais da área de comunicação social, possibilitando dessa forma a pluralidade e objetividade na elaboração das informações.

Entre as atividades desenvolvidas pela Coordenação de Comunicação estarão a assessoria de imprensa, a comunicação interna, as ações de marketing e fotografia.

Para os veículos de comunicação o portal trará notícias sobre as ações e projetos da Prefeitura, produzido pela equipe de jornalistas da Coordenação de Comunicação.

Já a equipe de marketing será responsável pela criação de peças publicitárias, bem como pela coordenação dos trabalhos das agências de publicidade contratadas pela Prefeitura.

• Planejamento de marketing para governos, secretarias e parlamentares
• Avaliação de governo/pesquisa de opinião
• Diagnóstico e ajuste de imagem/conceito
• Criação da identidade visual do mandato/gestão
• Levantamento dos problemas da população
• Produção de sites
• Telemarketing (disque denúncia/sugestão/crítica)
• Endomarketing (Marketing interno)
• Assessoria de imprensa
• Produção de jornal: interno e externo / Produção de material impresso
• Treinamento de assessores
• Rádio-escuta
• SMS marketing / E-mail marketing / Atuação nas redes sociais

COMUNICAÇÃO INTERNA: PRINCIPAIS CANAIS

Um dos grandes desafios das organizações públicas e privadas é promover uma cultura interna de diálogo com os trabalhadores, que estimule a sua participação no processo de gestão da instituição. O processo de estabelecimento de uma comunicação interna transparente, ágil e participativa inclui, entre muitos fatores, a construção de uma rede de canais que garantam a eficiência da comunicação.

A Coordenação de Comunicação de Bayeux implantará, vários canais de comunicação com os servidores municipais.

Endomarketing

Os órgãos públicos estão buscando uma melhor prestação de serviços e a prova disso é que algumas esferas de governos estão inclusive normatizando o assunto. Isso significa que a questão da qualidade no atendimento não é assunto exclusivo da iniciativa privada, mas é uma preocupação também da administração pública.

É importante empregar sempre a atenção, o respeito e a cortesia no tratamento a ser dispensado aos usuários. Algumas prioridades devem ser observadas no atendimento como, por exemplo, o tempo de espera, os prazos para o cumprimento dos serviços, as formas de comunicação com os usuários, os procedimentos para atender a reclamações, as formas de identificação dos servidores, e as condições de limpeza e conforto de suas dependências.

Estes fatores formam o elenco a ser observado pelos órgãos e entidades públicas no estabelecimento dos padrões de qualidade no atendimento.

Como prestador de serviços de qualidade, precisa-se não apenas oferecer atendimento ágil e digno ao cidadão, mas também promover a eficácia na gestão pública.

A comunicação interna é fundamental para o bom funcionamento do endo marketing, que tem como premissa funcionários bem informados, bem preparados e felizes para atender os clientes com qualidade, eficiência e eficácia. Esta é uma forma de realizar o que o marketing defende e preconiza que é o atendimento das necessidades e expectativas da população.

Imprensa

A Assessoria de imprensa será responsável pela coordenação da atividade jornalística de toda rede de comunicação, composta pelos assessores de comunicação das secretarias.

Pautas, releases, informações e ações para a imprensa de toda a estrutura de governo serão validadas pela assessoria de imprensa, responsável pela coordenação das atividades e pela orientação dos assessores na condução das pautas e demandas apresentadas pelos veículos de comunicação.

Desta Maneira, todo e qualquer conteúdo jornalístico repassado às redações -releases, notas oficiais e entrevistas – será avaliado, ajustado e aprovado pela Assessoria de imprensa da Coordenação de Comunicação.